There are no menu items in this menu.

 

Bem vindos ao Confestival Internacional 2020 – Dançando com as incertezas e refletindo o novo mundo.

 “Você não deve acreditar em ninguém que lhe diga como vai acabar! É o não saber o nosso maior presente! É essa mente que não sabe, que nos permite ser grandes e possibilita que grandes coisas aconteçam! – Joanna Macy

Diante da crise global que nos forçou a mudar todos os planos e criar estratégias de conexão e expansão desde nossos lares, emergiu na potente Rede Dragon Dreaming Brasil a intenção de criar um Confestival Dragon Dreaming para fortalecer os vínculos e criar possibilidades de um mundo melhor. Um grupo disponível se juntou para dar forma e fazer acontecer. O sonho inicial de um Confestival Nacional foi ampliado para o Confestival Dragon Dreaming On Line – Internacional. O sonho é ser um Confestival o mais aberto possível, incluindo mídias e pessoas que tem propostas a oferecer, que querem se conectar.

A vida sempre foi imprevisível, agora mais que nunca esse saber se torna concreto. Vamos refletir e nos abrir para todas as possibilidades que a incerteza pode nos oferecer para sermos mais criativos e disponíveis para permitir a vida acontecer.

Vamos perceber o que emerge entre um grande grupo de pessoas com forte intenção para fazer a diferença.

 

Se inscreva aqui e faça parte da rede Dragon Dreaming


Programação - Horário de Brasília (GMT-3)

Dia 1 - 22/jul - quarta

Local: Sala de Zoom

Proposta: Dragon Dreaming - The next decade. 

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/88311762430

Local: Instagram do Dragon Dreaming Brasil @dragondreamingbrasil

Proposta:Em tempos de confinamento pandêmico estar em casa acabando sendo "domesticados" em frente ao computador e as mudanças internas e externas. O mundo mundo e estamos confinados (cada um no seu "quadrado", buscando uma maneira de "escapar" do automático para voltarmos a "respirar um novo mundo novo" Performance de dança contemporânea com uso de tecnologias de pesquisa corporal a ser apresentado junto as pessoas de forma interativa (achando soluções virtuais para o mundo real  uma vez estando cada um em seu próprio "habitat" Domesticar o corpo, é repetir ações cotidianas quase que automaticamente sendo manipulados por ações e sem sair do seu próprio espaço. Um por todos e todos por um, conectados e "consumindo arte e dança.  

Facilitadora:Bailarina, coreógrafa, professora e diretora de Cia de Dança Abrindo Portas, além de uma Mostra e trabalhos de vídeo dança

Link de acesso: Direto pelo instagram do @dragondreamingbrasil

Local: Sala do zoom

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/86413184802

Proposta: A fase da implementação do Dragon Dreaming não tem um padrão claro para fazer reuniões. Essa oficina apresenta uma mistura de sociocracia com elementos de DD para desenvolver reuniões que cuidam das operações e a estrutura, com um processo claro de tomada de decisão que cuida da equivalência e eficácia e um espaço para levantar tensões e sincronizar esforços.

Facilitadora: Tanya Stergiou possui mais de 20 anos de experiência como consultora e facilitadora na área de Desenvolvimento Organizacional e Ambientes Colaborativos. Atua na cocriação e implantação de modelos responsivas e autogestionadas. Está treinada em Sociocracia 3.0, Organizações Orgânicas, Dragon Dreaming, Fórum, Monitoramento e Avaliação Participativa, Espaço Aberto e Liderança Tribal, trazendo para as organizações um olhar mais sistêmica, eficaz e ágil. É cofundadora da Sociocracia Brasil e sócia da Taion Consultoria Organizacional.

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/83898143807

Proposta: Dragon Dreaming chamou minha atenção há 10 anos atrás pela capacidade de inspirar pessoas a ter boas ações. Ao mesmo tempo me gerou um pouco de confusão sobre como tudo isso foi desenvolvido. As dúvidas me instigaram a investigar para entender de onde e como Dragon Dreaming foi desenvolvido. Após 8 anos de pesquisa das teorias que apoiam Dragon Dreaming, investigando a história através de viagens a Austrália e a parceria com John Croft foi possível compreender como Dragon Dreaming nasceu e tornou o que conhecemos hoje. Essa apresentação será um simples compartilhamento da Linha de Canção do Dragon Dreaming.

Facilitador: Terapeuta ocupacional, expecialista em neurociência e desenvolvimento humano, consteladora sistêmica, treinadora Dragon Dreaming,  e pesquisadora de meios para potencializar a sabedoria coletiva. Celebradora da vida pois a vida é um presente e cuidando desse presente é possível desfruta-la. Uso minhas habilidades e aprendizados a serviço. Acredito que o mundo será melhor com pessoas oferecendo seus talentos e reconhecendo a contribuição para o mundo.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/83898143807

Local: Instagram do Dragon Dreaming Brasil @dragondreamingbrasil

Proposta: Desde 04/06 venho alimentando o Instagram com um projeto intitulado "O Nascimento da Canção": uma proposta de composição colaborativa para artistas de todas as áreas que visa FOCALIZAR na potência criativa do coletivo e a diversidade interpretativa. Essa proposta tem despertado reflexões diversas sobre temas importantes sob a perspectiva da Grande Virada. O que proponho para o Confestival é uma fala sobre essas reflexões e uma breve apresentação musical do mantra como intervenção ao vivo. A Música é um meio de integração desde tempos imemoráveis. Ao cocriar a partir dos estímulos musicais, a comunidade estabelece um vínculo e ativa a criatividade inerente ao coletivo. Essa inteligência oculta ganha corpo e voz através de nós. A experiência "O Nascimento da Canção", idealizada por Flora Flor e Nielton Marinho, tem esse propósito e vamos conversar um pouco sobre esse aspecto decisivo da Grande Virada. Venha somar com a gente! 

Facilitadora: Flora Flor, cantautora e brincante popular, oraculista e artista do verbo, tem uma trajetória de experimentação nesses campos que ganha sentido ao falar sobre Criatividade. Segue o caminho da desescolarização e da formação de coletivos fortalecidos sob a ética-ótica da confiança - ganha-ganha-ganha. Está em processo de gestação do seu primeiro CD autoral.

Link de acesso: Direto pelo instagram do @dragondreamingbrasil

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/86413184802

Proposta: Uma introdução breve a conceito, principios e praticas da Biofila.Como nos conectamos com a Natureza? Como podemos incluir elementos Naturais em nossos ambientes e em nossas vidas?  A Natureza não está lá fora, está dentro de nós, em nosso entorno..... vamos planejar e construir nossos ambientes para valorizar e honrar a Natureza.

Facilitador: Permacultor por mais de 30 anos. Trabalhando como permacultor e educador em permacultura em quase 20 países, mas hoje semi-aposentado no Brasil.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/86413184802

Local: Sala do Zoom

Proposta: Jornada de exploração do nosso propósito pessoal – vamos fazer alguns exercícios individuais, compartilhar com grupos e depois com todos para ajudar a explorar o propósito pessoal de cada um e alinhar com nosso trabalho e vida pessoal.

Facilitador: Thomas é Executivo com experiência em 20 países, Empreendedor em série de negócios conscientes com 12 prêmios, inovador com 4 patentes depositadas, autor com 12 livros publicados.  Hoje Thomas Eckschmidt é cofundador da comunidade Conscious Business Journey (www.CBJourney.com) que tem como propósito acelerar a criação de um ecossistema de negócios conscientes, capacitando profissionais para desenvolve negócios como uma força para o bem. Atua em 9 paises, já certificou mais de 650 profissionais nos últimos 5 anos. Também Cofundador e Ex-Diretor Geral do movimento Capitalismo Consciente no Brasil, coautor de Conscious Capitalism Field Guide (Harvard). 

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/89037424509

Local: Sala do Zoom

Proposta: Uma conversa investigativa sobre a pergunta sem resposta ainda: "Será que vamos fazer a Grande Virada com o DD ou isto é uma lenda?"

Facilitadora: Treinador DD no Brasil, ajudou na co-criação do Confestival Internacional 2015 do DD, além de ter feito diversos cursos , facilitações tutorias e projetos com o DD. Atualmente se dedica tb a criação de moedas sociais.

Link de acesso: 

Local: Instagram do Dragon Dreaming Brasil

Proposta: A ideia de criar uma plataforma para os nossos saberes traz para mim uma perspectiva  de alergia e satisfação. E amplitude para empandeirar pessoas. Criar algo completamente diferente, focado no individual e no coletivo ao mesmo tempo com a conexão de tudo que existe, baseado na energia de amor incondicional, tudo vai ser diferente para ajudar a nossa jornada do autoconhecimento. E nossas partilhas. Cada uma tem sua própria história, seus próprios saberes e experiências, vai ser de inspiração para outras pessoas. Somos milhões de humanos no planeta terra com as mesma emoções e sentimentos, mas as vezes não reconhecemos isso pela ilusão da separação. Na realidade nós isolamos em nossa realidade, sem querer partilhar com medo e insegurança, acredito que com a união de pessoas que confiam na existência da  consciência planetária vamos estar juntos nesse momento da grande virada. Vamos trazer dos conteúdos mais básicos até os mais complexos sobre o que é o despertar espiritual da humanidade. O que essa conexão realmente significa, uma mudança interna com a conexão da presença e com a realidade que você merece.

Facilitadora: Eu sou Estefânia Farias, um ser humano em construção em busca do autoconhecimento eu  adoro a viajar e escrever. Sou uma multiplicadora de saberes e  aprendiz das tecnologias sociais para melhorar a minha vida e vida  no planeta terra. Busco pela plenitude,  e quero gerar resultados na vida das pessoas, eu  acredito que quando olhamos para nossa vida em diversos aspectos curamos e criamos a nossa realidade. O conhecimento é exponencial nunca paramos de aprender. Acredito que juntos podemos fazer uma realidade melhor.Com sabedoria e prudência, quero me conectar com as pessoas certas para esse crescimento exponencial. 

Link de acesso: Direto pelo instagram do @dragondreamingbrasil

Local: Sala do Zoom

Proposta: Todos os seres humanos foram tribais até há cerca de 5.000 anos antes do Presente, quando começaram a aparecer outras formas ORGANIZATIVAS concentradoras de poder, como os feudos, reinados e estados. Mas milhares de tribos ainda existem no mundo, praticando essa organização milenar que é a mais eficiente na distribuicao dos bens, mais solidária e conectada ao meio ambiente. A palestra revela os pilares e os fundamentos dos sistemas tribais e como seria possível formar tribos presenciais e a distância em qualquer parte do globo, utilizando a metodologia Dragondreamming e a sociocracia. O tema é objeto de um livro que está sendo elaborado por este autor , em colaboração com facilitadores de Dragondreamming no Brasil.

Facilitadora: Indigenista, trabalhei durante 40 anos com sociedades tribais indígenas no Brasil pelo governo brasileiro, atuando diretamente nas aldeias de vários povos amazônicos.  Fiz parte de um grupo muito ativista neste aparelho de estado, que contestou a ditadura militar e mudou os rumos da politica indigenista brasileira. Convivi muito intensamente com algumas dessas etnias, sendo adotado por algumas dela. Publiquei três livros sobre a questão indigena. Site www. fernandoschiavini.com.br 

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/86413184802

Local: Sala do Zoom

Proposta: Palestra interativa sobre os diferentes tipos de Novas Economias suas aplicações, limitações, histórico e exemplos de iniciativas que vêm transformando realidades e contribuindo para a construção de Culturas Regenerativas pelo mundo.

Facilitadora: Bióloga, mestra e doutora em Ecologia. Tem especialização em Educação Ambiental e Empreendedorismo Social pelo Youth Initiative Program (YIP-Suécia). Já atuou com ONGs de conservação ambiental, como consultora para incubação de negócios sociais, gestora de projetos sociais para o protagonismo jovem e gestora de Comunidades no Sistema B. Tem como propósito catalisar transformações positivas na nossa sociedade, por isso, suas paixões são a facilitação de processos, o Design Regenerativo e a Permacultura. 

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/89037424509

Instagram: @dragondremaingbrasil

Proposta: Quando pensamos nas competências para o século XXI vislumbramos pessoas capazes de atuarem de forma significativa na sociedade.  A expectativa é que muito além dos aprendizados cognitivos, tenhamos como foco também os aprendizados sociais e atitudinais. O gestor de projetos, por sua vez, pode ser compreendido como um artífice, aquele que explora as dimensões de habilidades, empenho e avaliação de forma especifica, estabelecendo um dialogo entre práticas concretas e ideias, criando um ritmo entre a solução e a detecção de problemas. O bom artífice ou o bom gestor, entende a importância das habilidades do século XXI como parte dos processos imaginativos  que nos capacitam a fazer melhor. Saber viver em comunidade, implica em diferentes  aprendizados que se relacionam à capacidade de aplicar o que se aprendeu em situações novas, é o que se chama de “transferência de conhecimento”. Para isso  vamos buscar compreender como os Gestores podem potencializar está habilidade de transferir o que se sabe, seja em circunstâncias da vida real, seja dividindo conhecimento com outras pessoas, além de entendemos mais sobre a importância da Gestão no desenvolvimento das competências para o século 21 e conhecermos ferramentas como os 4 Pilares da Educação que podem nos apoiar, na elaboração, gerenciamento e avaliação de projetos frente aos desafios das próximos décadas deste século.As competências do século XXI ou socioemocionais, quando trabalhadas e desenvolvidas, levam-nos para um novo patamar que designamos como Cidadania Global, que  "está marcada por um entendimento da interconectividade global e um compromisso com o bem coletivo.”

Facilitador: Bacharel e Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP iniciou sua atuação no terceiro setor, em 2012, na Comunidade Educativa CEDAC, na gestão de projetos com os Programas da Fundação Vale, do Santander e da Fundação Itaú Social, voltados para uma Educação Pública de Qualidade, envolvendo mais de 50 redes municipais de ensino em diversos Estados do Brasil. No Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental trabalhou com a gestão de portfólio de projetos da Agência de Ecomercado e com a implantação da Agenda 2030  - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Com ampla experiência em gestão comercial, de marketing, administrativa e pedagógica, liderou equipes multiculturais com foco em resultados. Atuou em países como Portugal, no Jornal O Primeiro de Janeiro, e em Angola, na capital Luanda, na Cifral Alumínios. No Brasil, atuou também na área educacional no Instituto Cultural Norte-Americano e como supervisor comercial na distribuidora nacional de tecnologias de automação de negócios BP Solutions-Officer. Possui certificação internacional em gestão de projetos com base no Project Management for Development (PMD-Pro) e em avaliação econômica de projetos sociais. Em 2018, recebeu o Título Paul Harris da Fundação Rotária Internacional em reconhecimento à prestação de significantes serviços de fomento a compreensão e as relações amistosas entre os povos do mundo. Atualmente é Consultor de Gestão do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. 

Dia 2 - 23/jul - quinta

Local: Instagram do Dragon Dreaming Brasil @dragondreamingbrasil

Proposta: Apresentar a experiência do uso do Dragon Dreaming em um projeto de consultoria em um pequeno escritório de advocacia em expansão. Pretendo trazer o contexto, o percurso elaborado e percorrido conjuntamente em suas etapas: celebrar, sonhar, planejar e realizar; adaptações feitas, dificuldades encontradas e resultados alcançados/aprendizados.

Facilitadora: Administradora (UFRJ) e mestranda em Psicossociologia (UFRJ), atua na facilitação de projetos integrando a Criação Colaborativa de Projetos (Dragon Dreaming) com ferramentas de gestão. Presta consultoria para empresas contribuindo na construção das sistemáticas operacionais, processos e cultura organizacionais.

Link de acesso: Direto pelo instagram do @dragondreamingbrasil

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/85459647315

Proposta: Essa oficina apresenta maneiras de resgatar os sonhos da noite. Usando técnicas do Active Dream Work do Robert Moss, você aprenderá analisar sonhos individualmente e/ou coletivamente. Conhecer nossos sonhos abre um canal para curar traumas, imaginar um futuro desejado e conectar com nosso potencial.

Facilitadora: TANYA STERGIOU possui mais de 20 anos de experiência como consultora e facilitadora na área de Desenvolvimento Organizacional e Ambientes Colaborativos. Atua na cocriação e implantação de modelos responsivas e autogestionadas. Está treinada em Sociocracia 3.0, Organizações Orgânicas, Dragon Dreaming, Fórum, Monitoramento e Avaliação Participativa, Espaço Aberto e Liderança Tribal, trazendo para as organizações um olhar mais sistêmico, eficaz e ágil. É cofundadora da Sociocracia Brasil e sócia da Taion Consultoria Organizacional.

 

Local: Sala do Zoom

Proposta: Introdução à prática dos cenários futuros e avaliação de possibilidades futuras. Em qualquer forma de planejamento estamos imaginando e projetando o futuro que queremos. Mas o futuro não é certo! Como podemos avaliar as possibilidades do futuro, usando a técnica dos cenários futuros.

Facilitador: Permacultor por mais de 30 anos. Trabalhando como permacultor e educador em permacultura em quase 20 países, mas hoje semi-aposentado no Brasil.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/5671237890?pwd=NFNsem12MWRJcm55S0VFMDFMc1gzQT09

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/89216639772

Proposta: O objetivo é realizar uma imersão subjetiva e online com o jogo de RPG - Fundação Triunfo criado por Tchelo Andrade.  A conferência consistirá em apresentar a ferramenta Fundação Triunfo e como podemos usá-la para criar elos, inspirar pessoas e encorajar momentos. Além de claro, fazermos uma breve experimentação. O RPG é um jogo de contar histórias coletivamente, de maneira envolvente e desafiante que convida seus participantes a pensarem e agirem em grupo, sempre em prol de um objetivo a ser atingido, levando em conta circunstâncias e regras predeterminadas que possibilitam um paralelo com a vida real e o contexto social. Jogar RPG estimula a criatividade dos participantes, desenvolvimento do raciocínio lógico, incentiva a leitura, aumenta a interação social e a cooperatividade. Se apropriando dos inúmeros benefícios do jogo de RPG, Fundação Triunfo foi concebido para ser, ao mesmo tempo, um jogo e uma ferramenta lúdica. Tendo como seu principal objetivo, os seguintes elementos:

- Discussões sociais e éticas a respeito da violência em nosso país.

- Apresentação a diversidade cultural brasileira.

- Estudo e imersão a história do Brasil.

- Educação Ambiental.

- Desenvolvimento da Empatia como habilidade fundamental para a formação do indivíduo.

Facilitadora: Tchelo Andrade, 28 anos, é roteirista, ilustrador, design de jogos, cineasta, recreador e fanzineiro.

Link de acesso:

Local: Instagram do Dragon Dreaming Brasil @dragondreamingbrasil

Proposta: Nesta apresentação, desejo compartilhar algumas experiências e lições aprendidas com o uso de Dragon Dreaming em sala de aula universitária, no contexto da disciplina Sistemas Colaborativos, oferecida para estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Federal da Bahia em 2018.2, 2019.1 e 2019.2. Abordarei como o percurso de tentativas de integrar princípios do Dragon Dreaming a estas turmas se entrelaça com o meu caminho de aprendizagem na metodologia. A cada semestre, com a celebração das tentativas frustradas e também das bem sucedidas, e o aprendizado de novas ferramentas nos cursos introdutório e avançado, um novo degrau ia sendo alcançado. Será uma conversa informal, com o objetivo de abrir uma discussão sobre este tema mais amplo que é o uso de Dragon Dreaming nas universidades. Acredito na força desta ferramenta em sala de aula, para revolucionar mesmo a maneira como ocorre o aprendizado. Percebi vislumbres do que é possível alcançar. Porém, ainda sinto muita resistência por parte dos estudantes, e também dos colegas professores, em abraçar este novo. Em especial, achei desafiador conciliar o conteúdo programático das disciplinas convencionais, geralmente pensadas em um formato muito engessado, em especial na área das Ciências Exatas, bem como engajar os estudantes a se abrir para uma nova experiência, e sair da sua zona de conforto. Por outro lado, o relato de muitos estudantes de que esta foi a melhor experiência que tiveram em sala de aula na UFBA, bem como o desejo de alguns deles em seguir contribuindo com a difusão deste formato, me leva a acreditar que mais trocas de experiências, e um sonhar coletivo, pode mudar a forma do ensino nas universidades, tornando-o mais humanizado, e mais conectado aos 3 pilares que sustentam projetos Dragon Dreaming.

Facilitador: Vaninha Vieira é sonhadora, professora e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia, na área da Computação, desde 2009, com interesse de pesquisa em Computação Social e Cidades Inteligentes. Em 2018 conheceu Dragon Dreaming, se apaixonou, e vem investigando como integrar esta metodologia aos cursos universitários, em particular com estudantes da área de Exatas. Organizou um curso introdutório de Dragon Dreaming na Bahia, em 2018, participou do curso avançado em 2019, em Goiás, e tem feito apresentações sobre Dragon Dreaming na UFBA e na Bahia.

Link de acesso: Direto pelo instagram do @dragondreamingbrasil

Local: Sala do Zoom

Proposta: Em tempos de incerteza, a nossa forma de aprender e enxergar a criatividade também precisa mudar. O workshop Caørdico é uma experiência de aprendizagem coletiva com técnicas para apoiar grupos a explorarem novas possibilidades. Oportunidade incrível pra melhorar nosso potencial criativo, colaborativo e produtivo no CAOS..

Facilitadora: Quero viver num mundo mais colaborativo e amoroso, por isso, dedico-me a criar uma cultura de regeneração por meio de processos de aprendizagem criativos para o desenvolvimento humano, organizacional e comunitário.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/5671237890?pwd=NFNsem12MWRJcm55S0VFMDFMc1gzQT09

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/83898143807

Proposta: O mundo colaborativo tende a aceitar a diversidade e propor o uso dessa diversidade como chave para os processos de expansão da sabedoria coletiva. Perguntamos aqui: será que no mundo colaborativo e do Dragon Dreaming estamos isentos a preconceitos (de gênero, raça, sexualidade, origem, língua, religião etc) e à reprodução dos padrões patriarcais ou coloniais? O convite a essa questão é refletirmos sobre o “eu” que pertence a um contexto histórico de diferentes formas de dominação, que é influenciado e que influencia a manutenção desse sistema. A partir de um olhar de reconhecimento podemos abrir portas para ações mais coerentes com as intenções de criar um mundo mais equânime, inclusivo e colaborativo de fato. Quando eu me reconheço, eu tenho poder de transformar isso. Num diálogo com o ambiente, como eu posso transformar e ter ações mais coerentes e menos preconceituosas?

Facilitador: LIZANDRA BARBUTO é uma treinadora internacional brasileira, expert em Neurociência, em Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade Integral, e em Psicoterapia Integrativa. Com técnicas de meditação, auto-observação e relação com a natureza, desenvolve uma prática que apoia a busca por identidade e consciência por meio da emoção, mente e corpo, em direção a uma presença autêntica e liberdade. Ela é uma pesquisadora da sabedoria coletiva, atualmente completando seu mestrado pela Gaia University, nesse campo. Ela ampla larga experiência com grupos e projetos ao redor do mundo. AIRTON GREGÓRIO é um educador e artista brasileiro, graduado em Relações Internacionais. Há 13 anos, ensina e co-criou distintos projetos de educação intercultural e política. Seus principais interesses de pesquisa e prática são aos estudos Decoloniais, Comunicação Não-Violenta e Dragon Dreaming.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/83898143807

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/3627957578

Proposta: Vivência as 3 dimensões: o individual, coletivo e o planetário. Como podemos nos relacionar melhor?

Facilitadora: Facilitadora de processos colaborativos e de aprendizagem. Integra seus conhecimentos de empreendedorismo, comunicação e cooperação, na facilitação de projetos, cursos e treinamentos. Investiga como a colaboração pode melhorar as organizações e o impacto das relações no ambiente de trabalho. Atuou em diversos projetos sociais, co-fundou a EaoCubo, desenvolveu projetos de educação à distância na FGV e trabalhou com comunicação e marketing na Ponto de Referência. Mestre e doutoranda em Psicossociologia de Comunidades. Graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Pedagogia da Cooperação. Cursou Design para sustentabilidade pelo Gaia Education- programa chancelado pela ONU.

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/3627957578

Proposta: A proposta se inspira na biodanza que se define como  um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizado das funções originárias da vida. A metodologia da biodanza consiste em vivências integradoras por meio da musica, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo. O Princípio Biocêntrico é  uma das bases teóricas da biodanza,  conhecida como a poética do encontro humano. Em nosso atual cenário mundial onde os encontros de presença e interações físicas estão suspensos, a conexão presencial migrou para o tempo real virtualizado, onde se compartilha presença e tempo sem a possibilidade de contato físico. Diante disso, inspirado na biodanza e também no ecstaticdance, um movimento já presente na Rede DD, apresento, o que não vejo sentido chamar de biodanza, pois não há contato físico, mas denomino  Conexão Biocêntrica Musical. A metodologia, inspirada nos exercícios de biodanza, consiste na conduçao do dançante no sentido de levá-lo, por si mesmo, a uma neurojornada de ativação do sistema nervoso autônomo onde o bem estar e a conexão self será percebida em cada movimento e vivência sugeridos pelo facilitador. Temos nessa proposta  uma condução que difere do ecstaticdance que possui  movimentos livres, sem a construção de um caminho pré definido, como é proposta da biodanza. 

Facilitador: Professor de bioquímica de sistemas na Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé. PhD em bioquimica médica, com Pós Doutorado no Instituto Gulbenkian em Portugal. Facilitador titulado de Biodanza pela Escola de Biodanza do Rio de Janeiro com formação em Dragon Dreaming nível de aprofundamento.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/3627957578

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/89037424509

Proposta: Vivência de Biodanza com partilha verbal de integração com o grupo. A Biodanza é um sistema de desenvolvimento humano voltado para a conexão com os potenciais geneticos humanos que favorecem a coerência entre sentir-pensar-agir de forma plena, integrada e coerente com a base instintiva de ser-estar no mundo.

Facilitador: Lêda Bhadra, Coach em Desenvolvimento Humano e Ecologia Profunda, Educadora Ecológica e Biocêntrica, Facilitadora Didata de Biodanza, Facilitadora de metodologias colaborativas para projetos coletivos.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/89037424509

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/5671237890?pwd=NFNsem12MWRJcm55S0VFMDFMc1gzQT09

Proposta: A proposta aqui é relatar a experiência da Incubadora de Sonhos em formato presencial e da necessidade de transformá-la em formato virtual, para atender às demandas geradas a partir do COVID-19.O projeto surgiu de um sonho inicial de inspirar jovens a identificar e implementar seus sonhos. Adquiriu a forma de uma incubadora de sonhos e propósito pessoal para o Centro de Ensino Médio Paulo Freire, com a utilização da metodologia para projetos colaborativos Dragon Dreaming. Foi importante para a realização do projeto contarmos com a presença da psicóloga da escola, Gabriela Staerke, na equipe de facilitadores. A professora de Sociologia da escola, Shirlei Daudt, propiciou o espaço de um mês de aula com alunos da turma do 3º F, quem iriam, nesse período, desenvolver projetos para uma sociedade melhor. Uma equipe de voluntárias da Rede Dragon Dreaming utilizou esse espaço para desenvolver o protótipo da Incubadora de Sonhos, apoiando estudantes para sonharem e implementarem projetos e trabalharem de forma colaborativa. 

A missão do projeto - Incentivar estudantes do 3ºF do Centro de Ensino Médio Paulo Freire a co-criar, planejar, realizar e celebrar seus sonhos à luz da metodologia do Dragon Dreaming para uma escola melhor, bem como documentar e divulgar amplamente a Incubadora de Sonhos, em parceria com a equipe da escola. Os resultados alcançados nesta experiência foram destacados com a realização de 4 projetos , que percorram as etapas do Sonhar, Planejar, Realizar e Celebrar,  com êxito para esta escola, para a comunidade e para Mãe Terra. Com a chegada do COVID-19 surgiram diversas iniciativas para o enfrentamento de suas consequências, como por exemplo a 2ª Edição do Laboratório de Emergência COVID-19, ocorrido de 15 a 19 de junho de 2020, onde a Incubadora de Sonhos passou de formato presencial para virtual, tendo por missão, agora, despertar a consciência coletiva para implementação de iniciativas concretas, de melhoria de condições socioeconômicas de suas comunidades, para enfrentamento de dificuldades geradas no contexto do Covid-19. Ao criar esta Incubadora no formato virtual o objetivo era realizar um novo projeto no Centro de Ensino Médio “Paulo Freire”, para apoiar estudantes e desenvolver a etapa inicial da Incubadora de Sonhos virtual, motivando-os a refletir sobre o cenário de enfrentamento dos desafios causados pelo Covid-19 e criar um quadro de sonhos de futuro, para a geração de projetos colaborativos em suas comunidades.  A experiência se deu por meio de um conjunto de missões compartilhadas  por WhatsApp, aplicativo de comunicação de baixo consumo de dados, atualmente utilizado por grande número de jovens, durante a 2ª edição do Laboratório de Emergência Covid-19, ocorrido de 15 a 19 de junho de 2020, onde foram realizadas atividades, à luz da metodologia Dragon Dreaming: A Incubadora de Sonhos foi criada por 05 integrantes da Rede Dragon Dreaming Brasília, sendo: Gabriela Staerke, Glória Pellicano, Josely Almeida, Mangala Bloch e Tatiane de Jesus. Em seu formato presencial contou com o colaborador externo Marcelo Durante e virtual contou com a participação de colaboradores externos do Brasil e exterior, que manifestaram interesse em ancorar o projeto.

Facilitadora: Josy Almeida – Mestra em Turismo, Cultura e Desenvolvimento Regional, com pesquisa em Responsabilidade Sócioambiental; Master of Business Administration – MBA Projetos; Licenciada (plena) em Letras/Espanhol; Educadora; Gestora de projetos e Organizações; Mentora de start-ups; Facilitadora de metodologias colaborativas e processos de Dragon Dreaming.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/5671237890?pwd=NFNsem12MWRJcm55S0VFMDFMc1gzQT09

Dia 3 - 24/jul - sexta

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/89023684185 

Língua: Português

PropostaEm janeiro de 2020 fui convidado pelos indígenas Imboré para conviver com eles 15 dias e fazermos um documentário sobre a aldeia deles: "ALDEIA DO CACHIMBO". Nos 14 minutos do filme os indígenas apresentam onde como vivem. Como é viver em uma comunidade indígena pequena e em processo de reconhecimento? Quais desafios enfrentam?

Assistiremos ao filme juntos e depois dialogaremos sobre: CONSTRUIR COMUNIDADE. Hoje em dia coexistem as comunidades tradicionais e as intencionais; as físicas e as sem espaço físico; as temporárias e as milenares... Como é CONSTRUIR COMUNIDADE atualmente?

Facilitador: Sebastián Gerlic. Sou promotor da diversidade cultural e da vida. Trabalho junto com indígenas há 20 anos; produzindo comunicação para a CONSCIENCIA PLANETARIA – MÃE TERRA - GAIA. Cheguei ao Brasil há 25 anos e encontrei nas comunidades indígenas do nordeste minha nova casa. Construí laços de amizade em mais de 10 comunidades; com quem fizemos 30 livros, 6 filmes e varias outras experiências, inclusive ate comunidades digitais de arte, de artesanato, de aprendizagem e de direitos humanos.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/89023684185  

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/89216639772

Proposta: Há pessoas que se sentem excluídas no meu grupo ou projeto? Muitas vezes estamos num grupo de trabalho ou comunidade e não nos sentimos pertencentes, especialmente quando não nos identificamos com um ponto crucial que une o grupo. Neste contexto de exclusão, o que podemos fazer, enquanto grupo, para sairmos da negação ou da tolerância para irmos para a celebração da diferença e da diversidade? Nesta sessão, propomos um momento de reflexão, diálogo e ação para que grupos consigam incluir melhor as pessoas que se sentem excluídas em seus projetos. Para tanto, partiremos de perguntas geradoras, partilha e imaginação.

Facilitador: AIRTON GREGÓRIO é um educador e artista brasileiro, graduado em Relações Internacionais. Há 13 anos, ensina línguas e co-criou distintos projetos de educação intercultural e política. Seus principais interesses de pesquisa e prática são os estudos Decoloniais, Comunicação Não-Violenta e Dragon Dreaming. ROGÉRIO MALVEIRA é médico com visão integral do Ser Humano e empreendedor de impacto social com a missão de facilitar a saúde. Estuda sobre letramento e comunicação em saúde há 7 anos. Trabalhou com Direitos Humanos e Saúde, tendo facilitado processos de aprendizagem há 9 anos e partilha Comunicação Não-Violenta há 3 anos. Mestrando em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Integrante do movimento Guerreiros do Coração há 3 anos.

Link de acesso:

Local: Instagram do Dragon Dreaming Brasil @dragondreamingbrasil

Proposta: A pandemia nos  convida a quietude, a interiorizar , faz com que olhemos pra nossas inquietações, incômodos, desafios, conquistas para aclarear as necessidades da alma, que é HUMANIZAR-SE. E os arquétipos dos caminhos  auxilia a  dialogar com essa humanização, para  atuar no mundo com  mais confiança,empatia e amor. Te convido a se RE- DESCOBRIR EM SI E NO OUTRO!  "Não posso esperar que algo mude lá fora na vida social, se eu mesmo não me puser em movimento" (Rudolf Steiner).

Facilitadora: Busco atuar de forma a modificar positivamente de forma assertiva  os ambientes que habito e além deles, atuar de forma a regar a sementinha do amor genuíno que  germina em cada um de nós, e desvendar o entusiasta que habita em nosso ser. Sou militante do direito humanizado e sistêmico, atuo também como facilitadora em organizações e no Programa Germinar,  curiosa por filosofia , antroposofia e pedagogia social, bem como de todas as oportunidades que me chegam e faz minha alma cantar!

Link de acesso: Direto pelo instagram do @dragondreamingbrasil

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/89526672858

Proposta: O Viveiro de Projetos convida você a participar deste bate-papo interativo sobre como utilizar ferramentas digitais para criar tabuleiros de projetos rápidos e praticos, além de ideias de como acompanhamar os projetos a distancia e lidar com os bloqueios que o grupo pode passar.

Facilitador: O Viveiro de Projetos é um coletivo que vive a serviço da Mãe Terra, partilhando e apoiando sonhos, encontros e práticas que fortalecem o indivíduo e suas redes. Existe em Sorocaba-SP a mais de 7 anos e é formado por 6 membros sendo: - Jefferson Bertacini - Educador, formado em historia e concluiu o curso introdutorio DD. - Marcel Frezza - Publicitario, Biopsicologo, pós graduado em Sustentabilidade Integral e concluiu a formação de treinador DD com Jonh Croft. - Leonardo Trevisan - Psicanalista, reflexoterapeuta, empreendedor socio ambiental e concluiu o curso de aprofundamento DD. - Carla Alcalá - Facilitadora Sagrado Feminino, sociologa e concluiu o curso introdutorio DD. - Denis Angheben - Trabalha com marcenaria e carpintaria e Designer Gráfico. - Debora Bianchi - Designer grafica e concluiu o curso introdutorio DD.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/89526672858

Local: Instagram do Dragon Dreaming Brasil @dragondreamingbrasil

Proposta: É possível fazer ruir antigos paradigmas e permitir emergir outros, a partir do brincar? Que tal (re)pensar nossas práticas, a partir do fenômeno do brincar e assim poder sonhar novos caminhos e possibilitá-los? Esse convite para olhar a práxis social, essencial a nossa existência, sempre foi necessário e tratado com a devida importância, por aqueles/as que acreditam em modelos alternativos e inovadores a respeito das nossas formas de reprodução da vida, aqui na Terra. Visões ambientalmente sustentáveis, socialmente justas, economicamente viáveis, solidariamente possíveis e cooperadamente exequíveis, são, em geral, os caminhos que essas pessoas encontraram para mudar o mundo em que vivem. Mas, os modelos hegemônicos, patriarcais, genocidas e desumanos, destroem nossa casa comum, a todo instante. Vamos reforçar o elo das correntes de resistência, nos permitindo vislumbrar caminhos possíveis. Sonhar não é brincadeira! A construção disruptiva do espaço-tempo, permitida no brincar, pode nos ensinar caminhos (e até atalhos) importantes para nós que, juntos, estamos desejosos por construir e colaborar com ações que possam nos retirar da posição antropocêntrica, ao tempo que aprendemos a ser natureza no brincar. Quem sabe assim, como nos fala Ailton Krenak, nós podemos ter “ideias para adiar o fim do mundo”. Vamos juntos?

Facilitadora:Joaquim Neto, 29, libriano, sertanejo, da Bahia, da Itiúba, da música, do amor pelas palavras, da jornada acadêmica iniciada no bacharelado em Administração, pela EAUFBA, da pós-graduação em Inovação Social, com Ênfase em Agroecologia e Economia Solidária, do amor pelas organizações comunitárias e os movimentos sociais, da esperança contida no bem-viver e as construções coletivas, esse sou eu, sonhando com um outro mundo possível e caminhando. Enquanto inovador social, brincante, coeducador da economia solidária, fazedor de bolhas de sabão e entusiasta da gestão social, sonho coletivamente. Assim estou eu, Joaquim Neto. 

Link de acesso: Direto pelo instagram do @dragondreamingbrasil

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/89023684185

Proposta: Vivência de conexão com os ciclos da natureza através do ciclo menstrual. Voltado a semear uma nova consciência sobre o corpo feminino como processo através do qual nos conectamos com os ciclos do Sol, da Lua, da Terra e assim se apresenta como um caminho de autoconhecimento e desenvolvimento da plena capacidade criativa de manifestar sua beleza no mundo. Eis aqui uma mudança de paradigma que pode começar através do ciclo menstrual: VOCÊ PERCEBER O SEU CORPO COMO PROCESSO. O corpo feminino reflete a natureza e a Terra. Os pensamentos e emoções influenciam o corpo por meio do sistema imune, endócrino e nervoso. São acontecimento bioquímicos e os aspectos, físico, emocional, espiritual e psíquico de uma pessoa estão intimamente ligados e não podem se separar 

Facilitadora: Sou assistente social, mãe, doula, terapeuta holistica e permacultora. Através da minha jornada pessoal de reencontro a minha essência percebi que nossa forca criativa de manifestação do propósito acontece a medida que nos curamos interiormente. E dessa forma tenho vivido o processo de me reconhecer como parte de um movimento de cura em que sou agente de transformação para uma nova consciência sobre o ser mulher e uma cultura permanente de cuidado com a Terra e todos os seres. 

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/89023684185

Local: Instagram do Dragon Dreaming Brasil @dragondreamingbrasil

Proposta: Apresentar o projeto Nascente Já em Brasília/DF, fruto de uma oficina DD no Tempo de Plantar 2019, coordenado pelo Paulo César Araújo, tutor/facilitador de DD Rede Brasília e Josely do Carmo de Almeida, Facilitadora de Processos Dragon Dreamimg, realizada em setembro de 2019 no Memorial dos Povos Indígenas. Apresentei a proposta de revitalizar um olho d'água em meu terreno, sem água há pelo menos 20 anos e para minha grata surpresa, umas 10 pessoas aderiram ao projeto, possibilitando seu planejamento dentro na oficina, em 2 dias! Nova surpresa ao vivenciar um planejamento ser feito com alegria, leveza e foco! O Karrabird foi feito, membros comprometidos e as etapas foram realizadas com sucesso, de novo com leveza e alegria! Nunca havia vivido isso antes! Plantamos 138 mudas entre 8 de dezembro de 2019 e 10 de fevereiro de 2020. Durante a chuva a nascente ficou com 3 olhos d'água. 

Facilitadora: sócia fundadora da I-mudas Viveiro Virtual, agroflorestora, com desejo de aprender e compartilhar saberes, celebrar a vida com novos e velhos amigos, cuidando de mim, das pessoas e da Grande Mãe!

Link de acesso: Direto pelo instagram do @dragondreamingbrasil

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/83898143807

Proposta: Abrir um espaço para pessoas se conhecerem, apoiar um espaço livre para pessoas disponíveis e abertas a relacionamentos se conectem.Os tempos atuais geram muitas desconfianças e medos. Esses sentimentos impedem as pessoas de se conhecerem de forma autêntica e livre, principalmente para iniciarem relacionamentos profundos baseados no amor por si mesmo que se estende para o outro. Depois de escutar de muitas pessoas ao redor a dificuldade de conhecer alguém que possa se relacionar e a oportunidade do Confestival Dragon Dreaming que nos inspira a estar em relações de confiança, esse encontro convida a todos que desejam interagir e conhecer pessoas que compartilham de valores similares e deslumbram uma vida mais autêntica. Um encontro somente para conhecer uns aos outros com as portas abertas para os corações se conectarem e despertar o Amor pelo outro. 

Facilitador: Treinadora Dragon Dreaming e pesquisadora de meios para potencializar a sabedoria coletiva. Viva a vida como um presente e cuidando desse presente é possível desfruta-la. Uso minhas habilidades e aprendizados como terapeuta ocupacional, gestalt terapeuta, desde muito tempo aprendendo sobre o ser humano por diversas abordagens.  Acredito que o mundo será melhor com pessoas oferencedo seus talentos e reconhecendo a contribuição para o mundo.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/83898143807

 
Proposta: Jornada de um labirinto em forma de coração duplo que podemos desenhar num papel, traçar no pátio ou na sala com uma lã ou com fita crepe (sejamos criativos). Através desta jornada iremos receber mensagens e responder perguntas poderosas para nosso propósito e momento presente.
 
Facilitador: Roque Sáenz é engenheiro agrônomo chileno especializado em agricultura biodinâmica e SAFs, permacultor e bioconstructor. Escultor, videomaker e arteducador. Tibano, Gaiano, e WILer. Morou em diversas ecovilas da Europa onde aprendeu sobre jogos colaborativos. Fundador de Tambo Roca, centro de ecoinovação, e PermaculturaX, comunidade online de permacultura. Consultor em projetos regenerativos e coach de laboratórios de inovação.

Local: Instagram do Dragon Dreaming Brasil @dragondreamingbrasil

Proposta: Em resposta a precariedade dos serviços e condições sanitárias locais, o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), uma pesquisa-ação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT) e da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), desenvolveu junto com a comunidade caiçara da Praia do Sono (Paraty, RJ) projeto de saneamento ecológico que propiciou a incubação social na região. Logo, para atuar a partir de uma abordagem participativa deve-se contemplar uma prática dialógica. Esta premissa denota a relevância em utilizar metodologias colaborativas na pesquisa-ação (MAYUMI, 2016). 

O trabalho foi conduzido entre junho de 2014 e novembro de 2018, com a utilização da metodologia do Dragon Dreaming de forma adaptada e inclusive, o que demonstra a importância de adaptar a metodologia a cada contexto social.  Sobre a relevância do projeto, pode-se perceber o mesmo como fomentador de políticas públicas na região e em outras localidades. 

Facilitador:Engenheiro Químico, mestre em Engenharia Ambiental,  doutor em Psicossociologia e pós-doutorando em Saúde Pública e Meio Ambiente - ENSP. Treinador das metodologias do Dragon Dreaming e do Gaia Education com facilitação de planejamentos e ações em organizações. Terapeuta holístico e professor de reiki e alinhamento energético. Atua com Saúde Pública e Meio Ambiente na Fiocruz desde 2008, como Coordenador de Saneamento Ecológico no Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) junto à FIOTEC/FIOCRUZ. É Pesquisador do Projeto Condições Sanitárias, entre a FUNASA e FIOCRUZ e Professor colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social da UFRJ desde 2020.

Link de acesso: Direto pelo instagram do @dragondreamingbrasil

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/4996202807

Proposta: Sessão coletiva de 2h em constelação sistêmica organizacional para integrantes da comunidade dragon dreaming.

Facilitador: Consteladora  e facilitadora sistêmica. Educadora. Consultora organizacional especialista em evolução de grupos e colaboração, integra mais de nove metodologias em seu trabalho. Treinadora em Dragon Dreaming com vivência de um ano e meio na Austrália, dos quais morou seis meses com John Croft na Casa Gaia, em Perth.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/4996202807

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/89526672858

Proposta: A proposta dos Encontros Criativos é de explorar e desenvolver a criatividade como ferramenta de expressão e para isso os participantes são os protagonistas de uma vivência lúdica, amorosa e intensa, em que irão investigar as raízes de seus próprios processos criativos. Por meio de um encontro sem fronteiras entre o pensamento e o corpo, vamos convidar as nossas memórias para um lugar coletivo em que os participantes devem usar roupas leves e levar papeis e canetas coloridas. Os Encontros Criativos não tem formato de aula nem paredes, é um formato interdisciplinar de abordar a criatividade na sua expressão e para isso convidamos o corpo para resgatar as memórias e expressá-las.

Facilitador:Fernanda Gusmão Pernes - Atua na área do Design desde o ano 2000 e é Mestre em Design de Serviços para Inovação Social e Sustentabilidade e também Mestre em Comunicação e Produção Cultural. Trabalha na interseção entre inovação em serviços e processos criativos para inovação social e sustentabilidade. Atualmente é Designer gráfica e pequisadora em Design de Serviços para Hortas Comunitárias, tendo vivência na ecovila de Piracanga no ano de 2019 e estudos extra curriculares no EAV Parque Lage, Gaia Education, Dragon Dreaming e Sociocracia. 

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/89526672858

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/89023684185

Proposta: Agora, mais do que nunca precisamos desenvolver nossa resiliência individual e coletiva. Nesta vivência, conduziremos práticas dos quatro passos da mandala do trabalho que reconecta, desenvolvido pela Joanna Macy: gratidão, honrar a dor, ver com novos olhos e seguir adiante. O John Croft trabalhou por muitos anos com a Joanna Macy realizando este trabalho e foi uma das grandes influências para a criação do Dragon Dreaming. Para todos os que quiserem se reconectar com a essência do trabalho em prol da Grande Virada.

Facilitadoras: Nara Nishitani é treinadora de Dragon Dreaming e Sociocracia. Atua como consultora organizacional em autogestão e cultura regenerativa para organizações. // Nathália Manso atua como facilitadora de processos de desenvolvimento humano. Trabalha com metodologias colaborativas, práticas regenerativas e de conexão com a natureza para inspirar uma visão de mundo baseada na inteligência dos sistemas vivos.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/89023684185

Dia 4 - 25/jul - sábado

Local: Sala de atividade do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/89037424509 

Língua: espanhol

Proposta: Los invitamos a caminar acompañados, aprendiendo de la incertidumbre para desarrollar nuevos lenguajes que nos resignifiquen. Camino a Cusco es una experiencia colectiva que danza con diversas metodologías sociales abriendo espacio a nuevas narrativas.
Compartiremos experiencia y prácticas.

Facilitadoras:

Raquel Cancela: Profesora de literatura, Educadora, Supervisora de proyectos socioeducativos, facilitadora de procesos integrales (certificada en Facilitación Integral), entrenadora Dragon Dreaming, integrante de la red Latinoamericana de Teatro de Presencia Social (Teoría U), consultora y promotora de proyectos sociales y colaborativos, buscadora incansable de nuevas maneras de crecer y vivir en comunidad.

Viviana Galdamés: Actriz, bailarina, magíster en pedagogía teatral, coach ontológica, facilitadora, fundadora de Coincidir, plataforma donde coinciden personas, metodologías y mundos. Practicante avanzada de TPS y acompañante del equipo de Otto Scharmer en el GAIA journey 2020. Curiosa exploradora de nuevos lenguajes.

Local: Sala do Zoom -  https://us02web.zoom.us/j/3669771717 ou bit.ly/Confestival1

 

Proposta: DINÂMICA - VOLTADO PARA CRIANÇAS DE 08 A 13 ANOS - Com uma abordagem lúdico interdisciplinar, cada encontro focará no participante como protagonista de suas brincadeiras e processos criativos. Focado diretamente no participante, cada encontro abordará um tema específico dentro do universo da criatividade. O tema será colocado para os participantes por meio de reflexões de pesquisadores e cientistas que investigam os processos criativos e do bate-papo será proposto o participante viver isto no corpo com um movimento de alongamento e relaxamento. Em uma abordagem interdisciplinar, os participantes serão convidados a expressar seus sentimentos por meio de uma música que irá convidar cada participante a mexer o corpo de forma lúdica e interativa por meio do dispositivo digital seja ele um computador ou um smartphone. Para finalizar o encontro a proposta é uma meditação guiada em que iremos integrar todos os assuntos visitados. Desenhado para grupos multidisciplinares e para os que se interessam em se aprofundar no tema e a reconhecer as questões do universo criativo. Os Encontros Criativos se apresentam em video-aulas digitais com temas interligados e interdependentes, não dependendo de uma associação em série para os participantes.

Facilitadora: É uma criança grande e atua na área de Design desde o ano 2000 e é Mestre em Design de Serviços para Inovação Social e Sustentabilidade e Mestre em Comunicação e Produção Cultural. Trabalha na interseção entre inovação em serviços e processos criativos para inovação social. Atualmente é Designer gráfica e pequisadora em Design, tendo vivência na ecovila de Piracanga e em Terra Una no contato com crianças, no ano de 2019 e estudos extra curriculares no EAV Parque Lage, Gaia Education, Dragon Dreaming e Sociocracia.  - Link para o lattes: HTTP://LATTES.CNPQ.BR/6840245932980149

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/89037424509

Proposta:  Diálogos a respeito de nosso futuro coletivo em relação às mudanças climáticas. Onde estamos? o que estamos enfrentando e mais importante como estamos nos sentindo, sentados e reagindo a esta realidade?

Facilitador: SKYE RIQUELME - Permacultor por 30 anos, viajando e praticando em quase 20 países. Hoje mais sedentário no Brasil, trabalhando com jovens de escolas secundárias.

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/3669771717 ou bit.ly/Confestival1

Proposta: Relato da experiência de planejamento de uma empresa com a Metodologia Dragon Dreaming | com cinquenta funcionários, que em 20 horas | construiu o propósito da organização | sua missão | seus valores | formou os times de projetos | desenhou oito projetos a serem realizado pela organização, pós planejamento A preparação da oficina de planejamento foi um projeto Dragon Dreaming | do sonhar ao celebrar. A oficina chegou ao seu objetivo | foi um momento lúdico de co-criação da organização | no decorrer da oficina houve dragões e os resultados de satisfação foram aferidos numa pesquisa de avaliação pelos participantes e sócios da empresa. A nossa proposta é compartilhar essa experiência já com um olhar do retrovisor da história. O que aprendemos dessa jornada? O que faríamos diferente hoje? A experiência aconteceu de Junho|2019 a Agosto | 2019. 

Facilitadores: Paulo César Araújo, Isadora Starling, Paula Silveira, Mariana Hoffmann e Pauline Cazaubon. PAULO CÉSAR ARAÚJO Metade de mim é feita de sonho, a outra metade é de celebração | sonho e celebro projetos de impactos que promovem o crescimento pessoal | fortalece relações e estão a serviço da Mãe Terra. Um caminhante aprendiz que aprende no caminhar.  Graduado em Administração | Pós-graduado em Gestão de Projetos | e com muitas horas de facilitação na prática das Metodologias Colaborativas Dragon Dreaming | Fórum | Sociocracia | CNV | Design Thinking | Thinking Environment | Pedagogia da Cooperação | etc. 

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/3669771717 ou bit.ly/Confestival1

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/84378005315

Proposta: Convidar mães, pais e crianças para refletirem sobre o resíduo desde a infância, e mostrar que estamos encontrando alternativas para destinar corretamente esses resíduos, pois quando aprendemos isso desde pequenos, vamos levar esse aprendizado para o nosso futuro. - Ei psiu! Tudo bem com você? Disse Maria Fofoca.

- Eu tenho um sonho de criar um Refúgio para Brinquedos, para evitar que eles vão para o lixão. Você consegue me ajudar? - Que bom que eu sempre encontro pessoas atentas às questões da natureza. Planejo apresentar muitas crianças que tem brinquedos estragados para a pessoa que me consertou. Você tem um brinquedo estragado? - Quase todas as crianças tem um brinquedo lá guardado numa gaveta, com pouco uso. O Marcelo da Dá Para Recriar realiza consertos e devolve eles para as crianças, principalmente para aquelas sem dinheiro para comprar um novo. Que tal apresentar seu brinquedo para ele nesse festival? - É uma ótima ideia juntar amigos que estão precisando de ajuda e cada um compartilhar com  o outro o que sabe. Esse festival é uma celebração para a nova vida que queremos viver, longe do lixão e perto da mãe natureza. Vamos ser felizes juntos?

Facilitador: Mantém os Refúgios Dá Para Recriar, espaços de brincar e criar de baixo custo, disponíveis para instituições que atendem crianças em condições de vulnerabilidade, com brinquedos recriados e doados. Pratica a Economia Azul que se inspira na natureza para propor uma lógica circular que identifica os recursos disponíveis no local e propõe fluxos que se realimentam, onde o resíduo de um sistema torna-se insumo de outro sistema num caminho rumo ao desperdício zero. Convida-nos para contarmos boas notícias através de atividades mão na massa com brinquedos nas quais praticamos nossa organização, aprendizagem criativa, resolução de problemas, economia circular e regeneração.

Local: Sala do Zoom https://us02web.zoom.us/j/89216639772

Proposta: Trabalhar em 45 minutos uma vivência artística entre dança contemporânea e vídeo dança, com interatividade entre os participantes. Mostrando as várias formas em que o Corpo e a dança se comporta, antes, durante e depois desse "período de clausura". Estamos voltamos para nós mesmos e não se esteve tão só pensando em um coletivo. O problema de um é problema de todos e demonstrar pelo corpo dançante em conexão com a tecnologia, como as pessoas podem ser mais humanas, mesmo estão plugadas a frente de uma tela fria de computador ou celular. Mundo fora do mundo  - Corpo Ausente, vídeo presente é uma maneira de estarmos juntos "corporalmente", em frente a uma tela, mas com a necessidade do "Toque físico", sendo substituído pelo toque das teclas do note ou celular. Uma intervenção de dança e vídeo dança explorando os sentidos e fazendo uma vivência interativa entre o artista e o expectador virtual. 

Facilitadora: Bailarina, coreógrafa e diretora de Cia de Dança Abrindo Portas e Tem uma mostra e trabalhos em vídeo dança.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/89216639772

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/89037424509 

Proposta: Um espaço de compartilhamentos de experiências enquanto praticante das meditações ativas do Osho desde 2014, e aprendizados adquiridos como residente e voluntária de uma comunidade tântrica, me possibilitou encontrar convergência entre as filosofias do Tantra e do Dragon Dreaming que conheci posteriormente através do Introdutório e Superando Bloqueios.

Facilitadora: GISLENE ATAÍDE - Uma celebradora capixaba que apoia as pessoas e os negócios a se conhecerem, se desenvolverem e se relacionarem com a vida de forma mais criativa, empática e sistêmica. É educadora e terapeuta organizacional com formações em coaching, psicodrama, thetahealing®, analista comportamental DISC, terapêutica tântrica e reiki. Principais interesses de pesquisa: Diversidade, ginecologia natural e metodologias colaborativas como comunicação não-violenta, dragon dreaming e sociocracia.

 

Local: Sala do Zoom - https://us02web.zoom.us/j/84378005315

Proposta: Apresentar a integração de Dragon Dreaming com Sociocracia. Há 4 anos estamos desenvolvendo a integração do Dragon Dreaming com a Sociocracia, a que chamamos carinhosamente de Sonhocracia. Nesta palestra, Nara Nishitani e Tanya Stergiou irão apresentar os principais usos das duas tecnologias em conjunto e os benefícios dessa sinergia.

Facilitador: Nara Nishitani Atuou 18 anos no mundo corporativo, particularmente em gestão de projetos, tendo Msc. em Business IT e certificação PMP-PMI. Realizou uma transição viajando por ecovilas e morando 2 anos em Findhorn, na Escócia. Desde 2009, estuda abordagens intra e interpessoais, como Biopsicologia, Dragon Dreaming, Sociocracia, CNV e Coaching. Atua como facilitadora, coach, empreende um novo negócio e é cofundadora da BioInspiral. Acredita em organizações com propósito que apoiam os níveis do eu, do nós e do mundo. Tanya Stergiou Possui mais de 15 anos de experiência como consultora e facilitadora na área de Desenvolvimento Organizacional e Ambientes Colaborativos. Coordenou projetos nas áreas de desenvolvimento econômico, gênero, meio ambiente, cultura digital, direitos indígenas, alinhamento de valores e propósito, planejamento estratégico e governança dinâmica. Ao longo dos anos desenvolveu trabalhos em parceria com instituições do Governo, ONGs, e empresas privadas.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/84378005315

Local: Instagram do Dragon Dreaming Brasil @dragondreamingbrasil

Proposta: Vamos evocar a nossa criatividade, fluindo em sincronia com o nosso pensar, sentir e agir para expressar com palavras, imagens e movimentos o nosso querer no mundo, dos horizontes possíveis que queremos criar agora. A poesia que descobrimos habitar em nossos corações deixar ela saltar e expandir com um impulso de uma força criadora que se manifesta em beleza e sensibilidade como formas de cuidado de si, do outro e do mundo. Vamos criar juntos o mundo em poesias. Vamos dançar com nossos dragões e com toda as incertezas que vivemos neste momento.Diante das incertezas vividas neste tempo vivo, que tal fortalecer nossos sonhos com poesias que criaremos juntos, conectados com o nosso coração, que pulsa fortemente nas batidas do mundo desejado

Facilitadora: PRISCYLLA LINS LEAL - Mãe, dançarina, poeta, educadora e professora, terapeuta integrativa, treinadora do Movimento Cidades em Transição. Doutorado em Difusão do Conhecimento pelo DMMDC, Mestre em Meio Ambiente, Águas e Saneamento - MAASA, MBA em Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial, Pedagoga. Minha rede pessoal @priscylla.ll e as comunidades que sou voluntária nos projetos @hortamai, @bemvivernoimbuí e @salvadoremtransição.

Link de acesso: Direto pelo instagram do @dragondreamingbrasil

Local: Sala Zoom - https://us02web.zoom.us/j/89023684185

Proposta: Existe uma conexão em tudo e todos os seres que aqui habitavam e habitam. Meus antepassados podem estar influenciando em minha vida hoje?O sistema familiar ao qual e vim está conectado e pode estar me limitando inconscientemente e, este mesmo sistemas pode contribuir muito com meu estado presente e futuro. EQUILÍBRIO - PERTENCIMENTO - VÍNCULO - HIERARQUIA - ORDEM. Assista a palestra: Sistêmica Familiar a Serviço da Vida e viva sua felicidade plena.

Facilitadora: Robertö Patzlaff, constelador Sistêmico Familiar e Organizacional, Master Coach e Trainer Internacional em Programação Neurolinguística, Psicodramatista - Neuropsicólogo - Hipnólogo - Renascedor. Estuda, vive e ensina desenvolvimento humano a mais de 15 anos contribuindo com a vida de milhares de pessoas e organizações, levando esperança, recursos mentais e possibilidades para que pessoas possam despertar e viver o que há de melhor em suas vidas.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/89023684185


Dia 5 - 26/jul - domingo

Sala de Zoom - https://us02web.zoom.us/j/89812398640

Proposta - Where to from here? Building bridges to the future

Shopping Basket