Title Project Type Project Phase Location Project Duration
Florescer Socioambiental Doing O projeto acontece na região de abrangência da Rede Esperança Conduru, entre os municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré, litoral sul da Bahia. Nessa região localiza-se o Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC), criado em 1997, como medida compensatória à construção da Rodovia Ilhéus-Itacaré. A criação dessa extensa área de conservação ambiental trouxe consigo um processo de contradições, no qual a necessidade de conservar o exuberante ambiente natural ali presente veio de encontro ao modo de vida de muitas famílias de agricultores que tradicionalmente habitam a região e sempre fizeram uso de seus recursos naturais 03 anos
Contact

Fabiana Arruda – tudofenix@yahoo.com.br

Mayne Santos – maynesantos123@gmail.com

Raquel Brunelli Davi – brunelli.raquel@gmail.com

https://www.facebook.com/pages/Florescer/793944043952152

 

Project Image Florescer
Project Description

A Ação Florescer traz em sua essência o princípio do cuidado, da ordem e da harmonização dos ambientes físicos, utilizando como ferramenta arte, permacultura, mobilização e engajamento da comunidade para a transformação dos espaços, estimulando a consciência ambiental.

Tem como objetivo principal utilizar práticas de disciplina, harmonização, embelezamento e organização nos espaços físicos, estimulando a elevação da consciência e alinhamento interno, para potencializar a integração do ser.

Esta ação iniciou suas atividades em março de 2013 visando um processo de sensibilização com a comunidade no entorno do Parque Estadual da Serra do Conduru, através de intervenções de revitalização de determinados espaços.

A ação foi inspirada em uma comunidade autossustentável chamada “Figueira”, localizada no Estado de Minas Gerais. O foco principal dessa comunidade é trabalhar a Ordem e a Disciplina no nosso dia a dia, trazendo para a consciência a importância de realizarmos nossos trabalhos, por mais simples que eles sejam, de forma consciente e presente, fazendo do trabalho cotidiano um veículo para o processo de evolução Humana.

A primeira intervenção da “Ação Florescer” aconteceu de 25 de outubro a 03 de novembro de 2013, na Escola Rural Nossa Senhora da Conceição e arredores, que está localizada próxima à sede do Parque Estadual do Conduru, que nesse relatório será referido como PESC. Essa primeira intervenção, foi uma experiência piloto, para ser testada, avaliada e aprimorada, para ser aplicada, no futuro, em outras comunidades rurais do entorno do PESC, bem como aprofundar a relação com essa comunidade.

A partir disso, a equipe sentiu a necessidade de continuar a construção próximo a esse local, a continuidade da vivência do Projeto Florescer se deu então com o Sonho da da Casa do Florescer, que foi sonhada, planejada, realizada e celebrada em 2014. Para ter um espaço adequado para realizar atividades, vivências e oficinas com crianças, adolescentes e familiares, foi necessário adaptar e reformar a casa.

E em 2015 a Casa de Convivência Florescer objetiva promover troca de conhecimento, sabedoria e práticas entre a comunidade de agricultores rurais e seu entorno, afirmando a cultura tradicional e trazendo novas referências, para auxiliar na mudança de comportamento frente às questões ambientais, sociais e no cuidado da natureza. Espera-se que as práticas adotadas colaborem em especial no processo educativo e espiritual das crianças e adolescentes, para que recebam condições de se desenvolverem de forma integral no campo junto à suas famílias.

Need Support

Venha! Faça parte da continuidade desse sonho!

FAÇA SUA DOAÇÃO A PARTIR DA CONTA BANCÁRIA:
CORRENTISTA: Associação Comunidade Ativa – ACATI
CNPJ: 10594.491/0001-08
BANCO DO BRASIL Ag: 4721-X / Conta Corrente: 10192-3

Quer conhecer e vivenciar esse espaço e nos ajudar com trabalho voluntário? Entre em contato conosco!

 

 

Dream-Circle

Inicialmente em 2013: Aranda Souza, Fabiana Arruda, Mayne Santos, Raquel Davi, Valdeci Rocha

2014: Fabiana Arruda, Mayne Santos, Raquel Davi

2015: Julia Rossati, Daniela Amaral, Fabiana Arruda, Mayne Santos, Raquel Davi

Dream circle

Inicialmente em 2013: Aranda Souza, Fabiana Arruda, Mayne Santos, Raquel Davi, Valdeci Rocha

2014: Fabiana Arruda, Mayne Santos, Raquel Davi

2015: Julia Rossati, Daniela Amaral, Fabiana Arruda, Mayne Santos, Raquel Davi

Documents